Trabalho de conclusão de curso
Caso você tenha sido aprovado em sua Avaliação Final, você poderá escolher entre fazer ou não o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Caso você tenha interesse, você poderá produzir um artigo científico sobre um tema relevante que tenha relação direta com o seu MBA.
Passo a passo:
1° passo – Preencher o formulário do Projeto de TCC e enviar para o e-mail: sucesso@galiciaeducacao.com.br (Atenção: Todos os envios de arquivos referente ao TCC deverão ser entregues através do e-mail destacado). Após o envio, a Galícia terá 72h para responder, podendo indicar sugestões e alterações.
2° passo – Quando o Projeto de TCC for aprovado, você poderá começar a produzi-lo. Você terá 1 (um) mês para entregar a primeira versão. Utilize o Modelo de TCC como base para a sua produção. Após a entrega da 1° Versão, a Galícia terá 72h para responder, podendo indicar sugestões e alterações.
3° passo – Assim que a 1° Versão for aprovada você terá 1 (um) mês para produzir a Versão Final. Após a entrega da Versão Final, a Galícia terá 72h para notificar o estudante sobre a nota final do TCC.
Importante: O TCC deverá ter no mínimo 10 e no máximo 20 páginas.
O que é um artigo científico?
Por meio do artigo científico é possível apresentar a síntese de resultados alcançados com um estudo de um objeto específico ou a experiência relativa a uma questão.
Os artigos são considerados fontes primárias de estudos em um campo de pesquisa. Geralmente são publicados em revistas especializadas no sentido de contribuir para uma área de estudos. Tornando-se, assim, um canal ágil de disseminação de conhecimento.
Para que um artigo cumpra seu objetivo, é fundamental que cumpra o trabalho de mapeamento de referências – documental, bibliográfica ou de campo -, a apresentação de um questionamento, hipótese sobre tal questionamento e, por fim, os resultados encontrados após o processo de pesquisa: afirmando total ou parcialmente a hipótese ou mesmo negando-a completamente de modo a criar novas hipóteses para futuras pesquisas.
Dessa forma, um artigo possuiu forma bastante consolidada, com suas seções e referências. Sintetizando as estruturas possíveis, temos:
- Artigo original: trabalhos resultantes de pesquisa científica apresentando dados originais de descobertas com relação a aspectos experimentais ou observacionais de característica médica, bioquímica e social e inclui análise descritiva e/ou inferências de dados próprios. Podem ser: relatos de caso, comunicação ou notas prévias;
- Revisão: síntese crítica de conhecimentos disponíveis sobre determinado tema, mediante a análise e interpretação de bibliografia pertinente que discuta os limites e alcances metodológicos, permitindo indicar perspectivas de continuidade de estudos naquela linha de pesquisa, ou seja, são trabalhos que têm por objeto resumir,analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos de investigação já publicados, revisões bibliográficas, etc.
ESTRUTURA DO ARTIGO
A estrutura de artigos publicados em periódicos científicos está denominada na norma NBR6022/2003, criada para especificar apresentação de Artigo sem publicação periódica científica impressa cuja atualização foi realizada em maio de 2003. Esta estrutura é constituída de três partes: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.